quinta-feira, 4 de junho de 2009

4 de Junho de 1989

Os protestos da praça de Tiananmen consistiram numa série de manifestações entre 15 de Abril e 4 de Junho de 1989, lideradas por estudantes da República Popular da China.

O dia 4 de Junho foi o mais marcante do protesto, uma vez que um dos manifestantes arriscou a sua vida e foi deliberadamente para o centro da Praça com o objectivo de acabar com as acções de violência do Governo.O “Homem-tanque” (como assim ficou conhecido o protagonista) não foi atropelado, porque o condutor do primeiro tanque – também ele numa acção de imensa coragem, desobedecendo às ordens do Governo, – desviou-se do manifestante e procurou seguir por outras direcções, embora o manifestante teimasse em seguir todas as direcções do tanque; chegou mesmo a subir ao topo do tanque e dizer algumas palavras ao condutor.

Esta fotografia, apelidada de “The Unknown Rebel”, é da autoria de Jeff Widener e venceu vários prémios por todo o mundo.


Retirado daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...